A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) acaba de lançar uma publicação sobre a mobilidade urbana das mulheres em São Paulo.
O estudo, feito a partir de uma pesquisa realizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo, mostra que as mulheres utilizam o transporte público coletivo com mais intensidade e andam mais a pé do que os homens. A utilização desses dois tipos de modais representa 74,6% dos deslocamentos feitos pelas mulheres, contra 62,5% dos homens.
O estudo aponta ainda que as mulheres mais pobres são as que mais utilizam esses transportes. Em uma família com ganhos mensais menores que R$ 1.244, 50% das viagens são feitas caminhando e 28% de ônibus.
A diferença entre gêneros ocorre especialmente na direção de um automóvel. Enquanto apenas 13,7% das viagens das mulheres são feitas por elas mesmas dirigindo, praticamente o dobro são realizadas por homens (26,4%).
Os dados sobre direção feminina de automóveis, divididos por renda familiar, impressionam ainda mais. As mulheres que pertencem a 1ª e 2ª faixa, com ganhos até R$ 1.244 e de R$ 1.244 a R$ 2.488, respectivamente, fazem cada uma 3% das suas viagens dirigindo seus veículos. Já as mulheres da renda mais alta, com valores que superam R$ 9.330, realizam 45% de suas locomoções dessa forma.
Em relação aos motivos dos deslocamentos, trabalho (39,3%) e educação (34,3%) despontam como os principais do sexo feminino. Essa situação muda um pouco quando mulheres de diferentes faixas de renda são comparadas. Aquelas com ganhos menores possuem menos viagens com destino final “trabalho” e mais viagens para “educação” (43,5%), “assuntos pessoais” (14,4%) e “saúde” (7,6%).
Plano Diretor
Uma das estratégias do Plano Diretor Estratégico é melhorar a mobilidade urbana de São Paulo. Para isso, busca ampliar e qualificar o sistema de transporte coletivo, promovendo acessibilidade às diferentes regiões da cidade e diminuindo o tempo de deslocamentos. A lei também destina no mínimo 30% dos recursos do Fundo do Desenvolvimento Urbano (FUNDURB) para o transporte.
Outra previsão do PDE é o Plano de Mobilidade de São Paulo (PlanMob/SP), que já está regulamentado. Trata-se de um instrumento de planejamento e gestão do Sistema Municipal de Mobilidade Urbana, ou seja, dos meios e da infraestrutura de transporte de bens e pessoas no município para os próximos 15 anos.
Informes Urbanos
Esse estudo sobre a mobilidade das mulheres em São Paulo trata-se de um Informe Urbano, publicação do Departamento de Produção e Análise de Informação (DEINFO) que busca analisar assuntos de interesse da cidade.
Leia o estudo completo aqui.
Via Gestão Urbana SP